A Polícia Militar do Pará (PMPA), através do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), deu início, na tarde desta quarta-feira (17), à Operação Comando Supremo (Preservação da Vida). A iniciativa visa reforçar a segurança de mais de 1 milhão de moradores em diversos bairros de Belém. A concentração da tropa aconteceu na rua Rio Amazonas, no bairro Maracangalha.
Na ocasião, oficiais e praças de seis batalhões (1°, 2°, 20°, 27º, 28º e 37°) participaram do evento, onde receberam orientações do Tenente coronel L. Araújo, subcomandante do CPC I, sobre as ações preventivas e repressivas que serão implementadas durante a operação. Também estiveram presentes o Tenente coronel Freitas (1º BPM), Tenente coronel Thiago (2º BPM), Major Erika (37º BPM), Capitão Moura (20º BPM) e Capitão Mariano (27º BPM). A operação mobilizou nove motocicletas, sessenta viaturas e duzentos policiais militares, com o objetivo de prevenir e coibir roubos, furtos e outros crimes em áreas com um grande fluxo de pessoas.
A Operação Comando Supremo (Preservação da Vida) tem como meta proporcionar uma maior sensação de segurança para a população, fortalecendo a presença policial em pontos estratégicos, criteriosamente escolhidos, de acordo com o levantamento referente à ocorrência de crimes nas áreas circunscritas ao CPC I. A atuação coordenada das unidades do referido Grande Comando é fundamental para reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na região metropolitana de Belém.
Com esta ação, o CPC I reafirma o compromisso com a segurança pública e a preservação da vida, buscando resultados efetivos de diminuição da violência e da consequente melhoria da qualidade de vida da comunidade paraense.