PM e PC prendem trio e apreendem armas e munições em Jacundá

foto miniatura ação conjunta 19 07 24Foto: PMPA

A PMPA tem como missão primordial servir e proteger as pessoas e o patrimônio no território paraense, sobretudo preservar a ordem pública com ações preventivas que voltadas à prevenção e repressão de atos delituosos, promovendo, dessa forma, a paz e a tranquilidade para todos. Para isso, contribuem notoriamente ações integradas com outros órgãos da segurança pública estadual.

Nesse viés, agentes do 50° Batalhão de Polícia Militar (50° BPM), em conjunto com a Polícia Civil, prenderam, na manhã da última quinta-feira (18), três indivíduos, suspeitos de integrar uma associação criminosa, no município de Jacundá. Durante a ocorrência, foram apreendidos três armamentos, munições, dois carros, dois celulares, além de uma quantia em dinheiro no valor de R$3.977,00.

Por volta das 11h, os agentes receberam uma denúncia anônima, relatando que dois indivíduos armados circulavam pela cidade em um carro prateado. Diante do exposto, duas guarnições do recobrimento do 50° BPM diligenciaram pela área, a fim de identificar a dupla e os prender.

açao conjunta 19 07 24Foto: PMPA

Após rondas pela cidade, o veículo foi localizado no estacionamento de um hotel. Durante checagem da placa do carro, constatou-se uma irregularidade, denotando possível adulteração. Em vista disso, o comandante e subcomandante do 50° BPM acionaram a PC para uma ação de busca e apreensão dos suspeitos.

Enquanto isso, novas informações chegaram aos agentes, relatando que uma outra pessoa também estaria envolvida na situação, e que esse indivíduo, junto com outros dois, estariam na residência dele, situada na rua Jacundá, centro da cidade. Foi feito deslocamento até o endereço, onde os agentes visualizaram o proprietário do imóvel.

Ao ser questionado sobre a dupla suspeita, o homem disse que estava sozinho e não sabia do paradeiro dos outros dois. Ainda em diligências pelo local, os agentes foram informados, por meio do Núcleo Integrado de Operações de Marabá (NIOP), que a dupla estaria tentando evadir em outro carro. Após diligências, os dois homens foram localizados nas proximidades de Morada Nova, em Marabá.

pmpa ação conjunta 19 07 2024Foto: PMPA

Durante consulta no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi detectado que um deles estava com mandado de prisão em aberto, além de responder criminalmente por envolvimento em um roubo a banco, ocorrido em Nova Ipixuna, no ano de 2007, em que um agente de segurança pública morreu durante confronto com os criminosos.

A dupla foi conduzida para Jacundá. Ao serem indagados sobre o motivo de estarem na cidade, revelaram que tinham intenções de cometer ilícitos, e que possuíam armamentos e outros equipamentos na residência do homem abordado anteriormente pelos agentes.

Em retorno à casa do terceiro envolvido, os policiais localizaram os seguintes itens: uma pistola G2c 9mm com 12 munições do mesmo calibre; um revólver cal. 38 com cinco munições de igual calibre; uma espingarda cal.20 com seis cartuchos; dois celulares, dois veículos e a quantia em dinheiro no valor de R$3.977,00.

Diante da materialidade, o trio, juntamente com os armamentos, munições e objetos apreendidos, foram apresentados na Delegacia de Jacundá, onde foram realizadas todas as medidas legais.

foto 2 ação conjunta 19 07 24Foto: PMPA

ação conjunta 19 07 2024Foto: PMPA