10° BPM intensifica ações e apreende drogas em Icoaraci

foto combate ao tráfico 20 07 24Foto: PMPA

Nos últimos cinco anos o Pará vem diminuindo, gradativamente, os índices de criminalidade, através da integração dos órgãos de Segurança Pública do Estado, com o desencadeamento de ações e medidas pontuais em prol da garantia da segurança a todos. Como resultado, a cada mês o Estado vem reduzindo o número de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), denotando o êxito das ações policiais.

A Polícia Militar, nesse contexto, atua diuturnamente com a missão de servir e proteger os paraenses. Na última sexta-feira (19), agentes do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM), intensificaram as rondas e ações preventivas no Distrito de Icoaraci, que resultaram, em duas ocorrências distintas, na prisão de um homem por tráfico de drogas e apreensão de um adolescente por conduta análoga ao mesmo crime. Além disso, foram apreendidos cerca de 861 papelotes de entorpecentes nas duas ações.

Na primeira ocorrência, a guarnição recebeu denúncias da população relatando que, no final da passagem Santos, estaria acontecendo a comercialização de ilícitos. Diante disso, os agentes deslocaram até o endereço, onde realizaram rondas e incursões para verificar o relatado.

Enquanto os militares policiavam a área, quatro indivíduos foram flagrados comercializando entorpecentes. Foi sinalizada a presença policial e abordagem, porém eles correram, ao mesmo tempo em que dispararam contra as equipes. Dois deles foram alcançados e, apesar das buscas pelo entorno, os outros dois não foram localizados.

Com a dupla capturada, sendo um adulto e um adolescente, foram encontradas duas mochilas contendo 260 papelotes de uma substância análoga à pasta base de cocaína e 42 porções de outro entorpecente similar à maconha.

Eles foram, juntamente com o material apreendido, encaminhados à Seccional de Icoaraci, onde foram realizadas as medidas legais, conforme a situação legal de cada um.

combate ao tráfico 20 07 24Foto: PMPA

Na segunda ação, ainda na circunscrição da 1ª Companhia do 10° BPM, uma guarnição do recobrimento, juntamente com outra equipe da unidade, estava em rondas por uma área irregularmente ocupada, conhecida como “Invasão da Cobrolândia”, momento em que um indivíduo foi visualizado na via, portando uma saca vermelha nas mãos.

Assim que ele percebeu a presença das viaturas, descartou o objeto e saiu correndo para uma área de mata. Os agentes realizaram buscas para localizá-lo, porém sem êxito.

Ao ser feita averiguação do que continha a sacola que ele descartou, foram encontrados 559 invólucros de uma substância semelhante à pasta base de cocaína. Após o término da ocorrência, o material foi apresentado na 8ª Seccional de Icoaraci, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas cabíveis.