Para combater ações delituosas tanto na capital quanto no interior do estado a Polícia Militar se utiliza de diversas estratégias, além do investimentos em estrutura física das unidades e aquisição de veículos, modernização do setor de inteligência e na capacitação de seus agentes, a PM também incentiva a população a denunciar possíveis crimes criando uma série de canais de contato, como os números 190 e 181, onde o denunciante fala diretamente com um agente de segurança e não precisa se identificar.
Após a unidade 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM), responsável pelo policiamento no município de Capitão Poço, na região nordeste do estado, receber informações de diversos moradores que duas residências localizadas na periferia do município estariam sendo utilizadas como ponto para vendas de entorpecentes. Na tarde deste domingo (21), após realizar um levantamento que identificou tanto os locais quanto os responsáveis pelo tráfico, a 10ª CIPM organizou uma operação que resultou na prisão dos suspeitos e na apreensão de drogas e dinheiro.
De posse das informações com as características dos suspeitos, os militares realizaram uma incursão a pé e fizeram um grande cerco no local indicado, ao perceber a aproximação dos militares os dois denunciados tentaram fugir pelos quintais das residências próximas, contudo foram detidos pelos policiais que cercaram a residência. Durante a abordagem foram encontrados 238 papelotes de maconha, quatro aparelhos celulares, materiais utilizados para embalar a droga e R$ 68.
Os dois suspeitos detidos, o entorpecentes e o dinheiro apreendido foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.