A Polícia Militar do Pará (PMPA) tem reforçado as ações de policiamento para garantir a segurança em todas as regiões, incluindo as áreas ribeirinhas, reafirmando seu compromisso com a prevenção e combate de crimes. Como resultado dessa ações a PMPA se destaca no combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas, desempenhando um papel essencial na proteção da sociedade.
Na última sexta-feira (19), agentes do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), efetuaram a prisão de dois homens e apreenderam armas de fogo em Santo Antônio do Tauá, região metropolitana de Belém. A ocorrência iniciou enquanto a guarnição deslocava-se, juntamente com uma equipe do Conselho Tutelar, para a averiguação de uma denúncia, feita pelo telefone funcional, de um caso de possível agressão sexual e posse de arma de fogo em uma área ribeirinha. Ao chegar no endereço informado, um homem em um barco se aproximou e foi dado a ordem de parada ao mesmo, momento esse em que os militares perceberam que o suspeito estava armado.
Ocorreu uma troca de tiros entre os policiais e o suspeito, porém o indivíduo cedeu e obedeceu a ordem para se entregar. Após buscas pelo local, foram encontradas munições de diversos calibre, incluindo munições para fuzis calibres 762 e 556, um aparelho celular, um rádio comunicador, uma motosserra, três armas de fogo e uma balaclava. O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil do município de Santo Antônio do Tauá para os procedimentos cabíveis.
Em outra ocorrência, também realizada na sexta-feira (19), os policiais foram acionados, via telefone funcional, para realizar rondas pelo bairro Cruzeirinho onde, segundo informações, estaria ocorrendo a venda de entorpecentes durante o dia e a noite haveria indivíduos transitando pelo local portando armas de fogo. Durante o patrulhamento pelo bairro, a equipe avistou um homem em atitude suspeita que, ao visualizar a viatura, tentou empreender fuga atirando contra os militares que reagiram atingindo o suspeito, ele foi conduzido para uma unidade de saúde, com foi encontrado um revólver calibre .36, com seis munições. O homem foi encaminhado junto com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais.