Em Belém, PM promove diálogo com efetivo do CME sobre saúde mental

Em um mundo cada vez mais conectado e exigente, a saúde mental afeta diretamente a capacidade do indivíduo de lidar com situações cotidianas, manter relacionamentos saudáveis e alcançar metas estipuladas. Investir no bem estar emocional não só viabiliza uma melhor qualidade de vida, mas proporciona um estabelecimento de relações interpessoais que resultam em um ambiente pessoal e profissional mais produtivo e empático nos diversos contextos da vida das pessoas.

Diante desse cenário, a Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Missões Especiais (CME), iniciou, na manhã desta terça-feira (22), um ciclo de encontros com o objetivo de discutir a saúde mental dos policiais militares. A primeira palestra, que aconteceu na sede do CME, em Belém, contou com a participação de psicólogos do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAP), que abordaram com os militares das unidades que integram o CME diversos tópicos relacionados à saúde mental do PM.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 17.17.47Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 07 23 at 17.17.47 1Foto: PMPA

A subcomandante do CME, Tenente-coronel Ilanise, ressaltou a relevância dessa ação para fortalecer o aspecto emocional dos militares. “A iniciativa do Comandante-Geral, coronel Dilson Júnior, em promover esse encontro ao efetivo do CME tem como fundamento a especificidade do serviço executado pelo Comando Especializado, uma vez que as unidades que o integram lidam com ocorrências de alto risco, onde a saúde mental é primordial para o cumprimento das operações. Diante disso, a partir desse momento, o CME visa discutir, em conjunto com a tropa, sobre formas de proteger o policial, já que um agente com a mente saudável, além de trazer segurança para a Corporação, viabiliza um serviço mais eficaz à sociedade”.

O Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAP), da Polícia Militar, atua de forma ininterrupta na promoção da saúde biopsicossocial da tropa. Os serviços disponibilizados atendem às demandas institucionais no território paraense, intervindo, de forma acolhedora e humanizada, os policiais militares e dependentes. Os atendimentos, de cunho psicológico e social, são ofertados aos militares por meio de acolhimentos, orientações, acompanhamentos e encaminhamentos pertinentes.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 17.17.47 2Foto: PMPA
Design sem nome 15Foto: PMPA

“Vamos dar uma ênfase num fenômeno que assombra alguns policiais, que é a questão do suicídio. Iremos falar da rede interna de atendimento, que inclui o CIAP e outras unidades de saúde da Corporação. Também vamos dialogar sobre a capilarização externa para a articulação de rede de serviços em saúde do município e do Estado. Um agente com a saúde mental e física em dia, causa um impacto substancial na qualidade do serviço promovido pela PM. Dessa forma, a Corporação é fortalecida com um efetivo saudável, além da sociedade, que recebe um serviço mais eficiente”, afirmou o Major Iuri, chefe do Centro Integrado de Atenção Psicossocial.

Este foi o primeiro de quatro encontros, que acontecerão semanalmente, na sede do CME, em Belém. A iniciativa demonstra o comprometimento da PMPA em priorizar o bem estar da tropa, reconhecendo que cuidar da saúde mental é essencial para o bom desempenho das atividades policiais, proporcionando, dessa forma, qualidade de vida para todos.

WhatsApp Image 2024 07 23 at 17.17.47 4Foto: PMPA

Design sem nome 16Foto: PMPA