Visando definir estratégias operacionais para garantir maior tranquilidade e segurança aos veranistas que deslocam para as principais localidades e balneários do Estado, em busca de lazer e diversão durante o período de férias escolares, o Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar deflagrou a “Operação Verão 2024”.
Para o desenvolvimento da ostensividade e da prevenção em todas as regiões do Pará, têm sido realizadas diversas ações para potencializar a ostensividade, entre as quais pode ser destacada a “Ação Visibilidade”, desenvolvida nos principais corredores da capital, além de rondas, empregando o efetivo do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 24 horas por dia, nas rodovias de acesso a praias e balneários do Estado (PA-391/Mosqueiro, PA-124/Salinópolis e PA-136/Castanhal).
Somente no último fim de semana (o 3° do mês de julho), cerca de 300 veículos foram fiscalizados pelos Postos Policiais Destacados (PPDs) de Tauá e de Castanhal, 164° PPD e 152° PPD, respectivamente, e cerca de 65 veículos foram notificados por irregularidades diversas.
Entre as notificações mais frequentes estão: excesso de passageiros, ausência do uso da cadeirinha para crianças de 1 a 4 anos e condutores não-habilitados. Além dessas transgressões ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma pessoa foi presa, em flagrante, por alcoolemia, que é o crime de embriaguez ao volante.
“Neste mês de julho, o BPRV tem reforçado as ações de policiamento nos 19 PPDs distribuídos nas malhas viárias estaduais do Estado do Pará. Nas regiões de Salgado, Salinas, Marudá, Mosqueiro e Bragança são realizadas diariamente, sob a supervisão dos oficiais do BPRV, ações de fiscalização de trânsito, operação de visibilidade e de educação para o trânsito e alcoolemia, em conjunto e de forma integrada com o Departamento Estadual de Trânsito”, frisou o Tenente Coronel Mourão, comandante da unidade.