Com objetivo de garantir a segurança da população e coibir a prática de ações delituosas como homicídios, roubos, furtos, tráfico de drogas, entre outros crimes na região metropolitana de Belém, equipes do Batalhão de Rondas Táticas Motorizadas (Rotam), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Regimento de Polícia Montada (RPMon), entre outras unidades vinculadas ao Comando de Missões Especiais (CME), atuam diariamente reforçando o policiamento ostensivo nas unidades da região metropolitana.
Realizando ações de policiamento preventivo e ostensivo seguindo as diretrizes da Polícia Militar, policiais militares da Rotam realizavam rondas no município de Santa Izabel do Pará, na RMB, quando perceberam que uma mulher que caminhava em uma via da cidade, ao notar a aproximação da equipe, jogou uma sacola em frente a uma residência e tentou fugir, contudo ela foi alcançada e durante a abordagem foram encontrados 29 papelotes de maconha. Ao realizar a verificação na sacola abandonada pela suspeita, os militares encontraram aproximadamente 1kg de maconha prensada e uma balança de precisão.
A mulher foi encaminhada, junto com o entorpecente apreendido para a delegacia da Polícia Civil de Santa Izabel, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.
Em outra ocorrência, também realizada no dia na terça-feira (23), uma equipe da Rotam realizava rondas no bairro Águas Negras, em Icoaraci, quando foram informados, por meio de denúncias anônimas, que um homem estaria comercializando entorpecentes em uma via próxima.
Ao chegarem no local indicado com as mesmas características repassadas na denúncia foi localizado, porém conseguiu fugir para uma área de mata ao perceber a aproximação dos agentes, abandonando uma mochila. Os militares realizaram buscas, contudo o suspeito não foi encontrado. Dentro da mochila foram achados um tablete de maconha prensada pesando aproximadamente 1kg, três papelotes de maconha, 31 papelotes de oxi e papelotes de pasta base de cocaína prontos para revenda.
Todo entorpecente apreendido foi apresentado na Seccional Urbana de Icoaraci, onde o fato foi registrado.