O Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) foi criado a partir da antiga Companhia Independente Tática Operacional, após estudo técnico realizado pela Corporação, que concluiu pela necessidade de aumentar a capacidade operacional desta tropa especializada, a fim de responder de forma robusta às práticas criminosas no Estado.
A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Administração (DGA), vem, nos últimos anos, potencializando os investimentos em novos equipamentos e melhores condições de trabalho para a tropa. Por esta razão, a Rotam foi contemplada, na manhã desta quinta-feira (25), com equipamentos fundamentais para o desempenho do serviço da Unidade com eficiência e excelência.
As novas ferramentas incluem bandoleiras duas pontas, bornal para munições, sistema modular para a viatura que permite que seja acoplado porta-carregador, kit-primeiros socorros, armamento e outros itens. Além disso, uma rede de encaixe para equipamentos de proteção individual foi disponibilizada para a Unidade, tudo padronizado de acordo com a especificidade do serviço do Batalhão e dos parâmetros institucionais.
“O Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, tem priorizado continuamente a capacitação e aquisição de novos equipamentos para a Rotam e demais unidades da PM. Os novos materiais que estamos recebendo hoje, são fruto de um estudo que visa aprimorar a capacidade tática da PM, possibilitando melhores condições de trabalho à tropa, assim como padronizando as técnicas de uso desses itens”, ressaltou o subcomandante da Rotam, Capitão Raoni.