Visando estabelecer a uniformização e padronização de ação, por meio de diretrizes claras e objetivas, normatizando os procedimentos na Corporação, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, reuniu, na tarde desta quinta-feira (25), no gabinete do Comando Geral, em Belém, com comissões responsáveis pela confecção e correção de alguns manuais institucionais. Na ocasião, foram discutidos sobre os Manuais de Policiamento Ostensivo Geral, Correspondência e Redação Oficial e o de Normas para Elaboração de Novos Manuais.
“Realizamos, nesta tarde, três reuniões com equipes responsáveis pela elaboração de importantes manuais para a PM. Dessa forma, buscamos alinhar a padronização dentro da nossa Bicentenária Instituição, para, assim, uniformizar a comunicação através de uma metodologia única. Então, é muito importante que a gente tenha esse ajustamento para que as próximas comissões, nomeadas pelo Comando Geral e Estado-Maior, ao elaborarem os novos manuais, tenham um norte, e possam, assim, ter uma regulação nas publicações. Esse foi o resultado da nossa reunião de hoje, bastante proveitosa e importante para o futuro da nossa briosa de Fontoura”, afirmou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
O Estado-Maior Geral é o órgão de direção geral responsável, perante o Comandante-Geral, pelo planejamento, organização, direção e controle das atividades da Corporação, elaborando diretrizes e ordens de Comando, em consonância com a missão institucional e a política de segurança pública do Estado. A principal atribuição, nesse sentido, é elaborar as doutrinas que servirão de orientação para as ações da Corporação nas áreas de pessoal, inteligência, operações, logística, comunicação, orçamento e controle da qualidade.
“Como chefe do Estado-Maior Geral, temos o dever de padronizar os procedimentos policiais militares nas mais variadas áreas de atuação. Hoje, nas três reuniões que tivemos com o Comandante-Geral, juntamente com equipes responsáveis pela elaboração de manuais institucionais, fizemos apontamentos, correções e a apresentação ao Coronel Dilson Júnior da produção para que seja apreciada e verificado se está tudo dentro dos conformes da PM. Os materiais aqui desenvolvidos servirão de parâmetro e uso constante do nosso efetivo, para, dessa maneira, alinhar todo o nosso policiamento”, afirmou o chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ariel.