Operação Verão: PM reforça policiamento em Marapanim

Marapanim, município cujo nome deriva do "nheengatu", língua originada do tupi, significa "borboletinha do mar" ou "borboletinha d'água". O nome poético, atribuído pelos índios Pacajás ao rio da região, reflete a beleza natural do local, onde é comum avistar uma grande quantidade de pequenas borboletas ao longo das margens. Por trás dessa paisagem está o trabalho diligente da Polícia Militar do Pará (PMPA), através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), que desempenha um papel crucial na manutenção da ordem pública, principalmente no período de veraneio, que condensa um fluxo expressivo de pessoas na localidade.

WhatsApp Image 2024 07 25 at 18.59.51Foto: PMPA

Durante todo o mês de julho, o Governo do Pará tem desenvolvido ações em todas as regiões do estado para garantir a tranquilidade dos veranistas que deslocam pelos municípios do interior durante as férias escolares. Policiais militares de diversas unidades, incluindo os Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e II), Comando de Missões Especiais (CME), entre outras unidades operacionais e administrativas da região metropolitana de Belém, estão reforçando as ações em eventos, balneários, igarapés e pontos turísticos, com foco nos principais pontos de acesso ao município.

Um exemplo da presença desses agentes em Marapanim foi a inauguração da nova praça da cidade, um projeto da prefeitura que visa oferecer um espaço de lazer e convivência para a população. A presença ostensiva dos policiais militares durante o evento foi fundamental para garantir a segurança dos presentes, coibindo incidentes e permitindo que a comunidade aproveitasse a nova praça com tranquilidade.

"Não só eu, mas meus filhos também estão se sentindo muito seguros com a presença constante da polícia militar em nosso município, principalmente na inauguração desse novo cartão postal de nossa cidade. Só tenho a agradecer", destacou a senhora Maria Joaquina, moradora local.

WhatsApp Image 2024 07 25 at 18.59.54Foto: PMPA
WhatsApp Image 2024 07 25 at 19.00.05Foto: PMPA

Além do policiamento na praça, a operação também implementou uma barreira na entrada da cidade, realizando abordagens a veículos, a fim de aumentar a segurança no município, identificando e coibindo possíveis atividades ilícitas. A barreira reforçou a sensação de segurança entre os moradores e veranistas, demonstrando o compromisso da polícia em manter a ordem pública.

"É muito bom chegar na cidade e já visualizar uma viatura da PMPA. Passa uma sensação de segurança no ambiente. Eu confio muito no trabalho da instituição", explicou o senhor José da Conceição, veranista que passava com a família durante a "Operação Barreira".
WhatsApp Image 2024 07 25 at 19.00.05Foto: PMPA