Marapanim, município cujo nome deriva do "nheengatu", língua originada do tupi, significa "borboletinha do mar" ou "borboletinha d'água". O nome poético, atribuído pelos índios Pacajás ao rio da região, reflete a beleza natural do local, onde é comum avistar uma grande quantidade de pequenas borboletas ao longo das margens. Por trás dessa paisagem está o trabalho diligente da Polícia Militar do Pará (PMPA), através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), que desempenha um papel crucial na manutenção da ordem pública, principalmente no período de veraneio, que condensa um fluxo expressivo de pessoas na localidade.
Durante todo o mês de julho, o Governo do Pará tem desenvolvido ações em todas as regiões do estado para garantir a tranquilidade dos veranistas que deslocam pelos municípios do interior durante as férias escolares. Policiais militares de diversas unidades, incluindo os Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e II), Comando de Missões Especiais (CME), entre outras unidades operacionais e administrativas da região metropolitana de Belém, estão reforçando as ações em eventos, balneários, igarapés e pontos turísticos, com foco nos principais pontos de acesso ao município.
Um exemplo da presença desses agentes em Marapanim foi a inauguração da nova praça da cidade, um projeto da prefeitura que visa oferecer um espaço de lazer e convivência para a população. A presença ostensiva dos policiais militares durante o evento foi fundamental para garantir a segurança dos presentes, coibindo incidentes e permitindo que a comunidade aproveitasse a nova praça com tranquilidade.
"Não só eu, mas meus filhos também estão se sentindo muito seguros com a presença constante da polícia militar em nosso município, principalmente na inauguração desse novo cartão postal de nossa cidade. Só tenho a agradecer", destacou a senhora Maria Joaquina, moradora local.
Além do policiamento na praça, a operação também implementou uma barreira na entrada da cidade, realizando abordagens a veículos, a fim de aumentar a segurança no município, identificando e coibindo possíveis atividades ilícitas. A barreira reforçou a sensação de segurança entre os moradores e veranistas, demonstrando o compromisso da polícia em manter a ordem pública.
"É muito bom chegar na cidade e já visualizar uma viatura da PMPA. Passa uma sensação de segurança no ambiente. Eu confio muito no trabalho da instituição", explicou o senhor José da Conceição, veranista que passava com a família durante a "Operação Barreira".