A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), reforçou ainda mais as ações ostensivas e preventivas na ilha de Algodoal, durante as férias escolares do mês de julho.
A ilha, que está localizada na região nordeste do Estado, é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e durante o período de veraneio recebe centenas de turistas de outras regiões do Pará e até mesmo de outros Estados brasileiros, demandando maior cuidado no que tange à segurança dos moradores locais e visitantes.
Para ampliar a segurança na região e garantir mais tranquilidade, a PMPA destinou cerca de 50 policiais de outras unidades da região metropolitana para intensificar a prevenção durante todo o mês de julho. A ostensividade somada às abordagens e demais ações pontuais objetivam coibir a ocorrência de delitos, além de orientar a população.
Dessa forma, além das equipes do serviço ordinário do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), que realizam rondas ostensivas na praia da Princesa e lago da princesa, Algodoal conta também, com reforço policial, que é empregado, geralmente, na Praia da Caixa D'água e Terminal Hidroviário da ilha.
Além do policiamento a pé, que constitui o maior efetivo na localidade, dois quadriciclos são utilizados para garantir maior agilidade nas rondas pelas praias de Algodoal e uma lancha dá suporte para o patrulhamento nos rios da região.
A “Operação Verão 2024” ocorre, simultaneamente, em cerca de 90 municípios e distritos que possuem balneários e festividades no Estado. A PMPA deu início à operação no dia 4 de julho e segue intensificando a ostensividade e prevenção em todas as regiões do Pará até o próximo dia 3 de agosto.