Buscando sempre a excelência no serviço prestado, a Polícia Militar do Pará capacita constantemente os agentes para lidar com as mais diversas situações, desde operações simples até crises complexas. A manobra de Heimlich é uma técnica essencial para desobstruir vias aéreas em caso de engasgo, especialmente em bebês. Esse conhecimento é muito importante, pois permite que os policiais atuem de forma rápida e eficaz em situações emergenciais, salvando vidas e garantindo a segurança da população.
No último sábado (27), militares do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), salvaram uma recém-nascida que sofria engasgo no município de Ananindeua.
Durante o patrulhamento na rua Bom Sossego, a guarnição foi acionada por uma mulher, que estava com a filha, de apenas um mês, em situação de engasgo. Com rapidez e habilidade, os policiais realizaram a manobra de Heimlich, objetivando desobstruir as vias áreas do bebê. Em seguida, visando complementar o atendimento emergencial, a equipe deslocou com a criança e a mãe até a UPA de Marituba. Após o atendimento médico, e com a recém-nascida já recuperada, ambas foram levadas para casa.
O episódio ressalta a importância da tropa estar preparada para atuar nas mais diversas ocorrências, denotando, assim, a dedicação e a prontidão da PMPA em servir e proteger o povo paraense. Nos curso de formação inicial e continuada, é ministrada, para isso, a disciplina Atendimento Pré-Hospitalar.