A Operação Verão 2024, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) e com a atuação ativa da Polícia Militar do Pará, visa garantir a segurança da população durante o veraneio paraense. A operação intensifica abordagens e fiscalizações, prevenindo, assim, a ocorrência de crimes, além de assegurar um ambiente tranquilo para todos. A atuação integrada de todos os órgãos de segurança é fundamental para manter a ordem nesse período do ano.
No último domingo (28), agentes da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (30ª CIPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional V (CPR V), prenderam, durante a Operação Verão, um homem por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Araguaia, sudeste paraense.
Por volta das 16h, a guarnição estava em rondas na região quando recebeu uma denúncia sobre a ocorrência de uma possível ameaça na Rua Manoel Quirino, envolvendo um homem armado. Segundo o relato, um casal estava com o automóvel estacionado na via, após o carro apresentar problemas mecânicos. Um indivíduo saiu de uma residência, portando uma arma de fogo, proferindo ameaças contra o casal.
Ele foi identificado e abordado, e durante o procedimento foi apreendida uma pistola, juntamente com 84 munições calibre .40, dois carregadores e oito cartuchos intactos calibre .32.
Quando solicitada a documentação do porte e posse da arma, o indivíduo não a apresentou, alegando que estava no celular, mas não mostrou o documento aos policiais. Diante do flagrante, o homem, juntamente com o armamento e as munições apreendidas, foi encaminhado para a Delegacia de Santana do Araguaia, onde foram adotadas as medidas legais. O casal não estava mais no local quando a PM chegou.