A apreensão de armas de fogo e outros itens relacionados ao artefato é essencial para a redução da violência nas ruas, considerando o uso desses instrumentos na prática de crimes. Ao ser feita a retirada de armamentos irregulares das ruas, a PMPA contribui para a diminuição de crimes violentos, o que resulta na manutenção da ordem pública em todos os municípios do Estado.
Na manhã de domingo (28), militares do 70º Pelotão Policial Destacado (70º PPD), Unidade integrante do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo, no município de Trairão, sudoeste paraense.
Os agentes foram acionados por meio da denúncia de um cidadão relatando que, próximo da residência em que ele mora, um homem estaria efetuando disparos de arma de fogo. Rapidamente, a guarnição deslocou até a rua Antônio Lemos, localizada no bairro Industrial, onde, próximo de uma caixa d’água, o suposto denunciado foi visualizado.
Ao ser feita abordagem dele, os militares constataram que ele apresentava sinais de embriaguez e, ao ser questionado sobre ter feito os disparos, o homem confirmou a veracidade do fato, revelando que o fez para afastar uma outra pessoa que estava próxima da casa em que ele reside. Prontamente, ele entregou o armamento desmuniciado à guarnição, sendo uma espingarda cal. 36. Buscas foram feitas na área, porém o cartucho deflagrado não foi localizado.
Perante o exposto, o homem, juntamente com o armamento apreendido, foi conduzido à Unidade Integrada de Polícia de Trairão, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas legais.