A “Operação Verão 2024”, deflagrada em todas as regiões do Pará pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e que, no âmbito da Polícia Militar, é coordenada pelo Departamento Geral de Operações (DGO), conseguiu reduzir os furtos e zerar o registro de roubos no município de Colares, região nordeste do Estado.
O mês de julho ainda não chegou ao fim, mas de acordo com os números do 32° Pelotão (32° PEL), unidade vinculada à 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), e responsável pelo policiamento preventivo em Colares, as ações integradas entre a PMPA e os demais órgãos de segurança pública, tem reduzido, ainda mais, a violência na localidade.
“Em 2023 houveram nove registros de furto e quatro de roubo. Já em 2024, não houve, até o momento, registro de roubo e apenas três registros de furto. Ou seja, até o momento, temos uma redução de 100% nos índices de roubos e mais de 66% nos índices de furtos. Por fim, é importante destacar que também não houve qualquer registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)”, assegurou o tenente Almeida, que atualmente está à frente do 32° PEL.
O oficial também relaciona os números alcançados ao trabalho cada vez mais estratégico e ao reforço de militares de outras unidades na região durante o período de veraneio, quando a cidade recebe centenas de visitantes, atraídos pelas variadas opções de lazer como as praias de Humaitá e do Machadinho.
“ O policiamento de Colares-PA, vem contando com o acréscimo de seis policiais designados como reforço, aos fins de semana, momento de maior fluxo de veranistas na cidade. Além disto, soma-se ao efetivo ordinário local, militares em jornada extraordinária, empregados no Policiamento Ostensivo a pé, em pontos estratégicos de maior movimento, além da utilização do motopatrulhamento da 3ªCIPM, que aos fins de semana, monta serviço em Colares-PA, reforçando ainda mais o policiamento, totalizando, uma média de 24 agentes empregados por fim de semana, na prevenção e repressão de delitos”, finalizou o tenente.