Na manhã desta quarta-feira (31), policiais militares do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), Unidade que integra o Comando de Policiamento Regional III (CPR III), participaram de uma ação conjunta com a Polícia Civil, denominada ‘Operação Obsídio’, que resultou na captura de um foragido da justiça, na apreensão de cinco aparelhos celulares e outras ações no município de Castanhal.
A operação foi planejada com o objetivo de intensificar o patrulhamento ostensivo na Feira da Ceasa e nas proximidades da região, ratificando o compromisso das forças de segurança em enfrentar a todo momento a criminalidade e em inibir atividades que não compatibilizam com a segurança pública. Além disso, com o desempenho dos agentes, a ação visa capturar foragidos da justiça, coibir o tráfico de drogas e inclusive a comercialização de produtos furtados ou roubados.
No decorrer de diligências na área, foram efetuadas diversas abordagens, onde posteriormente foram identificados, no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mandados de prisão pendentes de cumprimento. Isso ocasionou abordagens pontuais, bem como buscas minuciosas naquele perímetro, a fim de verificar a existência de locais de armazenamento de drogas.
As guarnições, ao longo da operação, conseguiram capturar um foragido e apreender cinco aparelhos celulares, contendo registro de roubo e furto. Todos os suspeitos envolvidos na ocorrência dos crimes relatados foram conduzidos para a 12ª Seccional de Castanhal, o de foram lavrados os procedimentos pertinentes, conforme cada caso.
A ‘Operação Obsídio’ contou com as viaturas e as equipes do motopatrulhamento da Polícia Militar, além dos agentes da Polícia Civil. O objetivo com a união de esforços foi promover mairo abrangência das acoes policiais, que resultaram, além do que foi elencando acima, na confecção de quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência por delitos diversos.