As ações em conjunto da Polícia Militar, sobretudo entre as Unidades da Instituição, são de fundamental importância para a execução das operações realizadas diariamente pelos militares. Tal cooperação resulta de um estudo calculado minuciosamente pelo Departamento Geral de Operações (DGO), tendo em vista a estatística criminal de cada região do Estado.
Na última terça-feira (30), a partir de informações obtidas pelo motopatrulhamento Falcão, do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), foi realizado o cumprimento de um mandado de prisão no município de São Francisco do Pará. Na ocasião, agentes do Tático 04, Patrulha Rural e viaturas de área do 5º BPM atuaram em conjunto na prisão do indivíduo.
Durante um evento que estava acontecendo em uma praça do bairro Central, o motopatrulhamento recebeu informações afirmando que, um indivíduo, supostamente conhecido pela execução de alguns crimes no Pará, inclusive sendo acusado por uma possível associação ao crime organizado no Estado do Ceará, estaria presente na cidade.
A partir disso, munidos de um mandado de prisão atualizado, em conjunto com a guarnição do Oficial de dia, o Tático 04 e a Patrulha Rural, foram feitas diligências até o local indicado onde, após rondas, o indivíduo foi localizado e abordado, sendo contido e conduzido à Superintendência de Castanhal, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas cabíveis.