Para aperfeiçoar a atuação dos policiais militares em ocorrências envolvendo assaltos com refém, o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) participou, na manhã desta quarta-feira (16), de um treinamento especializado em gerenciamento de crises, envolvendo militares de várias unidades. A capacitação foi realizada no Conjunto Bela Vista, no bairro Val de Cans, em Belém.
Dividido em módulos práticos e teóricos, o treinamento foi ministrado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE). As unidades especializadas integram o Comando de Missões Especiais (CME) e frequentemente atuam em ocorrências desta complexidade.
No primeiro momento, as equipes foram divididas em duplas e simularam alguns dos procedimentos utilizados em crise envolvendo vítima e causador do Evento Crítico (CEC). Após essa etapa, foi mostrado aos militares o modus operandi do atendimento de ocorrências de tomadas de refém e autoextermínio, principalmente quanto aos procedimentos do 1º Interventor e demais ações desenvolvidas teatro de operações.
Encerrando o treinamento, foi mostrado aos PMs os procedimentos de segurança para os procedimentos de rendição, momento em que o CEC liberta o refém e se entrega à Polícia Militar.