A Polícia Militar, em conjunto com os demais órgãos que integram a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), garante o melhor mês de julho em toda linha histórica, desde o ano de 2010. Os resultados são reflexo da intensificação das ações ostensivas e preventivas e dos investimentos do Governo do Estado na segurança pública.
Em números absolutos, em julho deste ano, foram registrados 147 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que englobam homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte. Até então, o melhor mês de julho havia sido em 2019, quando a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) havia registrado 168 CVLIs. Em contraposição, julho de 2016 foi considerado o pior em toda a série histórica, com 299 mortes violentas.
Em cinco anos o Governo do Estado aumentou os investimentos na área da segurança, com aquisição de novos equipamentos, armamentos e viaturas, além da estruturação por meio de construção e revitalização de unidades policiais, que se soma à capacitação inicial e continuada dos agentes e às melhorias salariais. Todos esses aspectos refletem nas condições de serviço dos policiais militares, que têm sido modernizadas e priorizadas.
Além disso, o planejamento de operações preventivas como “Polícia Mais Forte”, "Madrugada da Paz" e "Contraturno" ampliam fortemente o número de agentes e de viaturas policiais nos principais corredores da Região Metropolitana de Belém, garantindo maior ostensividade, que resulta a sensação de segurança da população, pois reflete no combate de ações criminosas e reduz, consideravelmente, os números da criminalidade.
Vale ressaltar os excelentes resultados alcançados pelo trabalho integrado e estratégico dos órgãos de fiscalização estaduais e municipais durante a operação “Verão 2024”, que foi coordenada pela Segup e empregou mais de 5 mil agentes de segurança pública em cerca de 90 localidades do Estado.