A Polícia Militar do Pará realiza diversas operações ao longo do ano, a fim de robustecer o contingente nas ruas e, assim, levar mais segurança para a sociedade. Entre as ações que têm alcançado resultados positivos, está a Operação Efeito Dominó, que visa combater o tráfico de drogas, com a vigilância de áreas críticas. Essas ações estratégicas visam desmantelar redes criminosas e apreender substâncias ilegais. Com atuação constante e bem planejada, a PMPA consegue reduzir significativamente o impacto do tráfico na comunidade.
Neste domingo (04), militares do 56º Pelotão de Policial Destacado (56º PPD), unidade vinculada ao 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), durante a operação, efetuaram a apreensão de entorpecentes em Primavera, nordeste paraense.
No decorrer da ação policial, a guarnição recebeu uma denúncia anônima relatando que dois homens teriam chegado em um automóvel na área, desembarcaram com uma mochila e deixaram o objeto em uma cabana abandonada, despertando a suspeita dos moradores da área. Diante do exposto, foi solicitado apoio das guarnições de Boa Vista e Quatipuru para averiguar a situação.
Ao chegar no endereço indicado, sito na Rua Professor Firmino, Bairro Santa Júlia, em Primavera, os policiais localizaram a mochila e constataram que dentro dela continha 4 quilos de entorpecente semelhante à maconha do tipo skunk, 60g de material análogo ao oxi e 20g de substância similar à cocaína.
Dessa forma, o material foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia de Primavera, para a adoção das medidas pertinentes, de acordo com a Lei de Drogas. Diligências foram feitas para localizar os proprietários do material, mas sem êxito. As guarnições policiais da área continuaram em busca de localizar e prender os criminosos.