O Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) é uma unidade especializada que atua no combate ao crime e em situações de alta complexidade, agindo como reforço dos batalhões de área. Composta por policiais treinados, a ROTAM é responsável por realizar operações táticas, patrulhamento ostensivo direcionado em áreas de risco. A atuação da unidade, nesse sentido, é fundamental na prevenção de crimes, na manutenção da ordem pública e na resposta rápida a ocorrências que exigem um preparo técnico diferenciado.
Nesse contexto, na noite de domingo (4), equipes da Rotam realizavam rondas pelo município de Santa Izabel, quando notaram um homem que, ao perceber a guarnição, exibiu comportamento estranho, tentando disfarçar algo. Ao abordá-lo e realizar uma busca pessoal, os policiais encontraram na posse dele um isqueiro com um fundo falso, onde estavam escondidas 10 pedras de substância análoga ao oxi.
Questionado sobre a origem das drogas, o suspeito confessou possuir mais entorpecentes na residência em que mora. A guarnição, então, conduziu buscas na casa do suspeito, que resultou na apreensão de mais 97 embalagens do mesmo material constatado com o abordado, além de 9 petecas de substância análoga à maconha e porções de ilícito similar à cocaína e maconha do tipo skunk.
A quantia de R$1.265,00 em espécie também foi localizada, apreendida e apresentada, junto com o homem e os demais materiais, na 17ª Seccional Urbana de Santa Izabel, onde a autoridade policial de plantão procedeu conforme dispõe a lei.