Uma operação integrada entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e equipes do 19° Batalhão (19° BPM), resultou na apreensão de tratores, arma de fogo e 114m³ de madeira em Paragomimas, região sudeste do Estado.
A ação conjunta ocorreu na manhã desta quarta-feira (16), na zona rural, distante cerca de 120 quilômetros do centro da cidade. Os policiais militares foram acionados pelo órgão municipal para verificarem uma denúncia de crime ambiental na comunidade Caip, onde estaria ocorrendo desmatamento e exploração ilegal de madeira.
Na localidade, os agentes constataram o delito pois encontraram 98 toras de madeira, que correspondem a 114m³ que imediatamente foram apreendidas bem como localizaram uma espingarda calibre 12, uma motosserra e dois tratores.
Um homem foi preso no local pela prática do crime ambiental tendo as esquipes policiais registrado toda a ocorrência na delegacia de Polícia Civil do município visando o aprofundamento das investigações.
Consequências do desmatamento - Ao desmatar, compromete-se toda a biodiversidade da área. Espécies da fauna perdem seu habitat e espécies da flora podem entrar para a lista de ameaças à extinção. A retirada da coberta vegetal também agrava a questão das mudanças climáticas.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) disponibiliza o número para possíveis denúncias desses casos: 0800 61 0800.