O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), tem realizado investimento em novas tecnologias para otimizar as ações de segurança. Entre os diversos aplicativos e plataformas, está o IMEIGuard. Essa ferramenta, integrada à plataforma PMPA Mobile, utiliza o número IMEI para identificar celulares furtados ou roubados com precisão, proporcionando um salto significativo na eficiência das abordagens e verificações policiais.
A inovação não só agiliza a recuperação dos dispositivos, mas também reforça a confiança da comunidade na eficiência e modernização das ações policiais. A tecnologia permite que o processo de devolução dos aparelhos seja mais ágil e eficaz, demonstrando o compromisso da Polícia Militar em utilizar recursos avançados para melhorar a segurança e o bem-estar da população.
Com apoio da plataforma, uma equipe do motopatrulhamento do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), recuperou um celular roubado no bairro Guamá, em Belém. A ação ocorreu nesta terça-feira (06).
Durante rondas ostensivas pelo canal Tucunduba, a guarnição avistou uma mulher que, ao visualizar os policiais, tentou fugir do local. Diante da tentativa de evasão, a mulher foi abordada, sendo encontrado na posse dela um aparelho celular. Após consulta ao Sistema PMPA Mobile (Alerta Celular), foi constatado que o celular estava com o registro de furto/roubo.
Dessa forma, a suspeita, juntamente com o celular apreendido, foi conduzida para a Seccional de São Brás para as medidas legais.