Agentes do 103º Pelotão Policial Destacado, (103º PPD), Unidade vinculada ao 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), apreenderam, na última quarta-feira (07), uma porção de drogas no Distrito de Moraes Almeida, situado em Itaituba. Durante a ação, uma motocicleta furtada foi recuperada.
Por volta das 14h, os militares receberam uma denúncia de um popular relatando um possível caso de violência doméstica. A fim de averiguar o fato, foram feitas diligências até o endereço repassado.
Durante deslocamento, nas proximidades da residência informada, um homem foi visualizado na via, momento este que, ao perceber a aproximação policial, abandonou a moto em que estava e empreendeu fuga, desfazendo-se de um embrulho no chão. Buscas foram realizadas, porém ele não foi encontrado.
A vítima confirmou à guarnição que o suspeito havia cometido violência em desfavor dela. Ao ser feita averiguação do material descartado pelo agressor, constatou-se ser de uma substância aparentemente similar ao crack, pesando cerca de 291g. Já a moto que ele abandonou, estava sem placa e, após uma consulta no Banco de Dados, verificou-se que o veículo estava com registro de furto. Diante do exposto, o material ilícito, juntamente com a motocicleta apreendida, foram apresentados na Delegacia do município, onde foram realizados os procedimentos legais.
Ainda nesta mesma ocorrência, que iniciou após uma denúncia de violência doméstica, os militares orientaram a vítima a realizar o boletim de ocorrência na Delegacia referente à este caso, para que assim sejam encaminhadas as medidas protetivas em seu favor. E desta forma preventiva, a Polícia Militar desempenha um papel essencial na defesa e preservação de grupos vulneráveis, sobretudo, as mulheres, por meio de ações específicas com orientações de auto proteção por exemplo.