O uso da tecnologia como estratégia auxiliar na Segurança Pública robustece as ações preventivas e repressivas, à medida em que informatiza o acesso aos registros policiais, permitindo identificar a situação jurídica de pessoas e coisas. Nesse sentido, pode-se verificar, no ato da abordagem, se consta mandado de prisão em aberto ou se o veículo ou outro bem está em situação de furto/roubo.
A Plataforma PMPA Mobile incluiu a funcionalidade do IMEIGuard, aplicativo da Secretaria estadual de Segurança, a fim de facilitar para os policiais militares a consulta ao IMEI de aparelhos celulares, sendo possível checar se há registro de furto/roubo. Na última quinta-feira (08), uma ação do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), Unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME), resultou na recuperação de um celular furtado no Bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua.
Durante o patrulhamento tático na área, foi avistado, na Rua Jucelino Mendes, um homem que, ao perceber a aproximação da viatura da ROTAM, fugiu e deixou para trás um aparelho celular no chão. Após averiguação, os militares constataram que o celular estava com registro de furto, conforme Boletim de Ocorrência exibido no sistema, tendo como vítima uma mulher. Diante disso, o aparelho celular foi apresentado à Delegacia do Icuí para procedimentos cabíveis.
A ação evidencia que a modernização da segurança pública, uma realidade inevitável, tem resultado positivamente, permitindo a restituição de bens aos proprietários.