O Batalhão de Ações com Cães (BAC), unidade subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME), realizou nesta quinta-feira (08) um treinamento e instrução com o efetivo, na sede do BAC em Belém, voltado ao adestramento dos filhotes recentemente nascidos na maternidade da Unidade. A ação visa a adaptação e aprimoramento de técnicas, com foco no desenvolvimento de habilidades que serão empregadas nas operações da PMPA.
A instrução iniciou com a ambientação dos filhotes na caixa de transporte e a busca olfativa pelo alimento. Além disso, o treino contou com a ambientação e socialização dos cães na área externa da maternidade canina, com pessoas e outros animais.
Um dos objetivos é garantir um tratamento de excelência e cuidados para a ninhada e também estimular os filhotes para que eles consigam, a partir destas práticas, continuar somando com o patrulhamento na região metropolitana e interior do Estado, com atuações que vão desde a busca e salvamento até a detecção de entorpecentes e explosivos.
Além disso, os exercícios possibilitam à Corporação poder acompanhar o desenvolvimento e o crescimento dos filhotes, bem como identificar as dificuldades no treinamento e adaptação, a fim de empregar as técnicas mais adequadas para cada um desde os primeiros meses de vida dos caninos.