O Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar realizou, na noite desta sexta-feira (18) uma solenidade militar para comemorar a formatura de 33 policiais do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque) que concluíram a 1ª Capacitação de Controle de Distúrbios Civis (CDC) 2020. A cerimônia ocorreu na sede da unidade, localizada no bairro da Cremação, em Belém.
Depois de terem corrido por três quarteirões, com marcialidade e vibração, mesmo debaixo de forte chuva, os 33 formandos foram recebidos com intensa queima de fogos e muitos aplausos por companheiros de farda e familiares.
Durante a solenidade, os três militares que mais se destacaram no curso, foram homenageados diante da tropa e o destaque operacional também foi reconhecido. Houve ainda, a apresentação da tropa para o comandante do CME, coronel Edvaldo Santos e a oração do "Choqueano".
O momento mais emocionante da noite foi quando os familiares dos concluintes fizeram a entrega dos certificados. Entre abraços, beijos, choros e muito carinho, eles ainda tiveram tempo para registrar o momento.
Dona Carmen Sílvia, 60 anos, mãe da cabo Liliane Melo, falou sobre o esforço da filha. "Para mim, é motivo de orgulho, ver minha filha, que é uma guerreira, vencer mais uma batalha. A gente sabe como ela se esforçou e o quanto isso era importante pra ela", concluiu a mãe da formanda.
"Os participantes treinaram técnicas com Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (Impo) e outros equipamentos que podem ser empregadas em ambientes urbanos ou rurais. Tudo realizado com simulações reais em alto grau de fadiga e estresse para testar o auto-controle da nossa tropa", destacou o comandante da unidade, tenente-coronel Augusto Bittencourt.
O coronel Edvaldo Santos falou sobre a atuação do BPChoque. "O Choque tem papel fundamental durante as reintegrações de posses, manuseando os equipamentos não-letais, com o dever de garantir a preservação da ordem pública. A unidade também atua nas penitenciárias e nos fechamentos de ruas, com técnicas apuradas, evitando causar graves danos aos manifestantes", explicou o oficial que é comandante do CME.
Capacitação de Controle de Distúrbios Civis (CDC) 2020
Foi planejado com objetivo de proporcionar conhecimentos sobre os instrumentos de menor potencial
ofensivo, armamentos e equipamentos utilizados pelo Batalhão de Choque e estimular o comportamento e atitudes inerentes ao Policial Militar que serve em unidade de controle de distúrbios, primando pela disciplina, controle emocional e
agressividade controlada.
Com o total de 130 h/a, entre disciplinas teóricas e práticas, a 1° CDC 2020 teve início no último dia 4 de setembro e reuniu 36 policiais militares que atuam no BPChoque, dos quais, apenas três não conseguiram concluir a capacitação.
Durante 15 dias, os participantes receberam instruções de Direitos Humanos, Técnicas de Operações de Choque, Táticas de Operações de Choque, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Legislação de Operações de Choque e Instrução Tática Individual. Por fim, os militares ainda realizaram treinamentos e disparos com a espingarda calibre 12.
Uma ambulância com médico e auxiliares do Corpo Militar de Saúde (CMS) acompanharam, de forma preventiva, todo o processo e estavam prontos para atuarem em qualquer eventualidade. Além disso, o corpo docente formado por instrutores da própria Corporação, teve custo zero para o Estado.