Policiais militares do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), imbuídos do propósito de promover segurança pública em Castanhal de forma ampla e objetiva, têm realizado diversas ações de cunho preventivo e repressivo. Como resultado disso, os agentes prenderam um homem e apreenderam uma arma de fogo na região. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (09).
Por volta das 06h30min, a guarnição foi acionada via Núcleo Integrado de Operações (NIOP) para verificar uma denúncia, onde era relatado que um homem estaria em em um Posto de combustível, localizado ao longo da avenida Maximino Porpino da Silva, ameaçando as pessoas na área.
Diante das informações, os agentes deslocaram até o endereço para averiguar a ocorrência. Ao chegarem, visualizaram um homem portando uma arma de fogo, identificada posteriormente como uma pistola cal.40. Segundo testemunhas que estavam no local, o indivíduo estaria ameaçando as pessoas com o armamento, alegando que era policial.
Cuidadosamente, a guarnição se aproximou e, após breve diálogo com o homem, constataram que ele possuía cadastro como atirador desportivo, contudo, não tinha autorização legal para o porte ostensivo do armamento em via pública, motivo pelo qual a arma de fogo foi apreendida, junto com sete munições cal.40. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, para que a autoridade policial realizasse os procedimentos necessários.
A ação policial ressalta a importância de denúncias por parte da população, com relação a situações similares às que foram citadas, e também o compromisso do efetivo da Polícia Militar com o cumprimento das leis e com a segurança dos cidadãos que residem no Estado do Pará.