A Polícia Militar, Instituição bicentenária, entende a importância das ações preventivas e ostensivas na região metropolitana e interior do Estado, a fim de corroborar com a sensação de segurança e paz social. Por esta razão, torna-se essencial a atuação de ações assertivas, como o motopatrulhamento, considerando a estatística criminal das regiões, em busca de coibir práticas ilegais, como por exemplo, o tráfico de drogas.
Em vista disso, nesta quinta-feira (08), a equipe do motopatrulhamento do 28° Batalhão de Polícia Militar (28° BPM), Unidade que integra o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), apreendeu 30 porções e mais 24 papelotes de entorpecentes em Belém.
No decorrer de rondas ostensivas no bairro Marco, nas proximidades da passagem São Benedito, a guarnição avistou um homem transitando em uma área sobre a qual há diversas ocorrências ligadas ao tráfico de drogas. Ao avistar os policiais, o indivíduo descartou algum material no meio do caminho, que posteriormente foi identificado como sendo 24 papelotes de substância análoga à cocaína.
A guarnição iniciou o acompanhamento e conseguiu alcançar o suspeito. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido até a seccional urbana da Sacramenta, além de todo o material também ser apresentado no local para o cumprimento das medidas necessárias, sob o viés da lei.
Num segundo momento, ao longo do patrulhamento no Conjunto Liberdade, localizado no bairro Terra Firme, um homem foi observado enquanto carregava alguns materiais. Ao notar a presença dos agentes, ele empreendeu fuga para uma área de Igapó. Foi realizado o acompanhamento para conter o suspeito, momento em que ele efetuou disparos contra a equipe, sendo necessária a reação dos militares para frear a iminente e injusta agressão.
O homem conseguiu fugir. Os policiais continuaram com as buscas minuciosas no perímetro e encontraram o material que havia sido descartado pelo suspeito durante a fuga, que constataram se tratar de 30 porções de material similar à maconha. O material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos necessários. Buscas continuam sendo feitas para localizar o indivíduo.