O aprimoramento constante do efetivo da Polícia Militar do Pará é uma prioridade da Corporação, uma vez que fortalece substancialmente a capacidade operacional dos agentes, viabilizando, dessa forma, a eficiência em ações cotidianas, além de ampliar a qualidade do serviço prestado à sociedade.
Tendo em vista esse panorama, o Centro de Inteligência (C.Int) da PM realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma palestra sobre "Atualização de inteligência e contrainteligência nas operações de inteligência". A instrução, que aconteceu no auditório da Corregedoria, em Belém, contou com a participação dos agentes do C.Int, bem como militares que compõem as demais unidades que integram o Sistema de Inteligência da Polícia Militar (SIPOM).
A palestra foi ministrada pelo 1º tenente Morais Santos, auxiliar de análise do Comando Militar do Norte (CMN). “Hoje realizamos uma atualização dos conhecimentos de Inteligência policial, sobretudo em operações. Destacamos desde a produção do conhecimento até a elaboração do relatório informativo, ressaltando a busca dos dados e o tratamento de cada elemento usado no processo. Somado a isso, mostramos ao público presente como se portar em campo, durante as operações, citando a proteção pessoal, medidas de contrainteligência e outras técnicas essenciais para a execução dessa área crucial para a PM”, afirmou.
De acordo com o chefe do C.Int, Coronel Martins, a instrução corrobora com uma nova visão aos agentes, trazendo uma realidade de outra Unidade Militar, no contexto federal, através de um agente gabaritado e que possui uma longa carreira no setor de inteligência do CMN. “Essa instrução, além de contribuir com novos conhecimentos aos agentes, denota o empenho da Polícia Militar em qualificar continuamente a tropa, elevando a qualidade do serviço de segurança pública promovido pela Instituição. Futuramente, com o apoio de outras instituições de renome, a exemplo do Comando Militar do Norte, que está aqui hoje representado pelo tenente Morais Santos, planejaremos mais capacitações e cursos voltados para o aperfeiçoamento dos agentes que fazem parte da Inteligência da PM”.
Em suma, a PM ofereceu, através dessa palestra, uma visão abrangente das estratégias e ferramentas utilizadas pela Inteligência no combate ao crime e na manutenção da ordem pública. Com técnicas valiosas sobre a coleta e análise de informações, o evento destacou a importância da Inteligência como um pilar fundamental na segurança pública.
Centro de Inteligência
O Centro de Inteligência (C.Int) da PM é responsável pelo exercício permanente de ações especializadas, orientadas para a produção e a proteção de dados sigilosos, visando assessorar o Comandante-Geral na tomada de decisão. As atividades realizadas obedecem à Constituição, às leis e mantêm a conduta ética na gestão estratégica e na integração com outras agências de inteligência. Atua com coordenação, controle e sigilo, orientados pela Política Nacional de Inteligência de Segurança Pública e pela Estratégia Nacional de Inteligência de Segurança Pública.