Os cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), são aliados na luta contra o crime e na manutenção da ordem pública. Treinados para atuar em diversas situações, os caninos são essenciais para o êxito de operações policiais, auxiliando na detecção de entorpecentes, busca, resgate, e controle de multidões. O faro aguçado dos cães auxilia especialmente no combate ao tráfico de drogas, um mal que afeta a sociedade de um modo geral.
Na manhã desta segunda-feira (12), agentes do BAC, unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME), em conjunto com a Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) e o Grupamento Fluvial (GFLU), realizaram uma fiscalização por meio de uma varredura para verificar a presença de narcóticos em uma embarcação atracada em um porto no Distrito de Icoaraci. A ação contou com o apoio dos cães farejadores Anubis, Lupan e Thor.
Durante a revista, os caninos indicaram a presença de odor de entorpecentes em uma carreta que era transportada em uma embarcação do tipo empurrador motor, vinda de Manaus-AM, que havia sido revistada no dia anterior na base fluvial Antonio Lemos. Após os agentes de segurança realizarem a nova fiscalização, com o uso de scanner, não foi encontrado nenhum material ilícito, indicando que se tratava apenas de odor residual de partículas entorpecentes, uma vez que os cães não farejaram o odor novamente, após a retirada dos veículos que estavam ao redor da carreta farejada.
A ação conjunta reafirma o compromisso com a segurança da população paraense e o combate ao tráfico de drogas. Diariamente, são realizadas ações preventivas e repressivas em prol do fortalecimento da segurança pública em todo o Estado.