Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Militar do Pará celebrou o 40º aniversário do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGDA) em uma cerimônia especial. O evento ocorreu nas instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado na Avenida Duque de Caxias, em Belém, e foi presidido pelo Comandante-Geral da PMPA.
A solenidade, que foi prestigiada por autoridades civis e militares, teve a entrega da Medalha do Mérito Tiradentes, de Bons Serviços e a Láurea do Mérito Pessoal, além dos certificados de Amigo do BPGDA, Destaque Operacional, Administrativo e Policial Padrão.
Na ocasião, o Comandante-Geral destacou a importância da unidade para a sociedade paraense, “Fundado em 1984, o Batalhão de Guardas tem uma longa tradição. Atualmente, a unidade é crucial na segurança de prédios públicos, como o do Palácio do Governo, e em eventos como visitas de chefes de Estado. Com a COP30, em novembro de 2025, a missão será ainda mais relevante. Recentemente, em reunião com o GETAF, discutimos a ampliação do batalhão, resultando em uma mudança legislativa que permitirá à Polícia Militar, por meio da Diretoria de Projetos e Convênios, firmar acordos para convocar policiais da reserva para exercerem a segurança de prédios públicos estaduais. Essa medida reforça o papel vital e respeitado do Batalhão de Guardas. Como Comandante-Geral, estou satisfeito em ver o Batalhão de Guardas cumprindo a missão com excelência. Vida longa ao Batalhão Republicano!”
Também durante o evento, o tenente-coronel Souza Júnior, comandante do BPGDA, ressaltou que a colaboração de todos tem sido fundamental para o crescente reconhecimento da unidade, “Hoje celebramos um marco significativo para o Batalhão de Polícia de Guardas. Há 40 anos, o decreto nº 3.384 criou a Companhia de Polícia de Guardas do Palácio dos Despachos. Ao longo dessas quatro décadas, nossa unidade passou por várias transformações, mas manteve o compromisso inabalável com as missões enquanto unidade especializada. Hoje, somos responsáveis pela segurança da Procuradoria-Geral do Estado, do Palácio do Governo e das dependências, como a Casa Militar e a Casa Civil. Nossa missão vai além do controle de acesso, garantimos a integridade do público interno e realizamos a guarda de honra em eventos oficiais. Com a aproximação da COP30, intensificamos nossa atuação em recepções de autoridades. Comemorar nossos 40 anos é motivo de grande motivação e satisfação. Agradeço a Deus pela oportunidade de liderar esta unidade, ao comandante-geral, na figura do Coronel Dilson Júnior, pelo suporte contínuo, e a todos os policiais do Batalhão de Polícia de Guardas pelo compromisso e lealdade com este comando. Avante PMPA, e parabéns ao Batalhão Republicano.”
O Batalhão de Polícia de Guardas (BPGDA), conhecido como "Batalhão Republicano", está atualmente localizado na Avenida Brigadeiro Protásio, no bairro Marco, ocupando um prédio dentro do Complexo Operacional da PMPA. A origem da unidade remonta ao Decreto Governamental nº 3.384, de agosto de 1984, que criou a Companhia de Guardas do Palácio dos Despachos, popularmente conhecida como os "Dragões da Cabanagem". O primeiro comandante da Companhia foi o então Capitão QOPM Tomaz Antônio Ruffeil Rodrigues.
Inicialmente, a Companhia funcionava no secular Palácio Lauro Sodré, situado no centro comercial de Belém, atualmente transformado no Museu do Estado. Posteriormente, as instalações foram transferidas para a Rodovia Augusto Montenegro, KM 09, em Icoaraci, a vinte quilômetros do centro de Belém, ocupando uma pequena parte do prédio que servia como sede do governo estadual.
O Batalhão de Polícia de Guardas permaneceu na Rodovia Augusto Montenegro até o dia 5 de fevereiro de 2015, quando passou a ocupar as atuais instalações do Complexo Operacional da PMPA. A Companhia de Polícia de Guardas foi transformada em Batalhão de Polícia de Guardas no dia 25 de abril de 1994, através da Portaria nº 037, do Gabinete do Comando, sendo renomeada como "Batalhão Republicano".