Equipes do Batalhão Águia intensificaram as abordagens em diversas áreas da cidade, com o objetivo de prevenir e reprimir a criminalidade. A ação visa combater o número de furtos e roubos, promovendo uma sensação de segurança para a população. Os motociclistas, com agilidade e rapidez, têm se mostrado fundamentais na localização e recuperação, por exemplo, de celulares roubados, realizando abordagens em áreas estratégicas e surpreendendo criminosos em flagrante.
Nesse contexto, durante a manhã desta segunda-feira (12), equipes do 28º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Águia) estavam em rondas pela Av. Perimetral, no bairro Guamá, em Belém, realizando o rastreamento de um celular roubado. Durante a busca pela área, foi encontrado um outro aparelho celular, também com registro de roubo. Diante dos fatos, o equipamento foi encaminhado para a seccional do Guamá para os procedimentos cabíveis.
Já no período da tarde, durante patrulhamento na Avenida Jabatiteua, também no bairro Guamá, os policiais avistaram um indivíduo que exibia comportamento evasivo. Ao tentar abordá-lo, o suspeito fugiu, deixando cair o celular que portava. Após verificação, constatou-se que o aparelho estava registrado como roubado. O dispositivo foi, então, levado à Seccional de São Brás para os devidos procedimentos.
As ações são resultado do uso da tecnologia como suporte da atividade policial, empregando ferramentas digitais para facilitar o acesso a informações. A plataforma PMPA Mobile é um exemplo dessa utilização, que tem corroborado com a recupera de aparelhos telefônicos furtados/roubados, e a consequente restituição do bem aos proprietários.