Os policiais militares que integram o Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII) atuam na linha de frente no combate à criminalidade no Marajó Ocidental, através de um policiamento ostensivo e uma escuta ativa para os relatos, denúncias e ocorrências dos moradores da região. O patrulhamento intensificado nas ruas tem a finalidade de prevenir e coibir a prática de ações delituosas.
Diante desse cenário, nesta terça-feira (13), agentes que compõem a 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (22ªCIPM) e do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), Unidades subordinadas ao CPR XII, efetuaram a apreensão de entorpecentes na Ilha do Marajó.
Portel
No decorrer de rondas no bairro Cidade Nova, localizado no município de Portel, a guarnição visualizou um homem transitando na área que, de acordo com os residentes da região, era conhecido pelo envolvimento com o tráfico de drogas. Ao notar as viaturas no local, ele fugiu e tentou se esconder, contudo, foi alcançado pelos policiais.
Ao longo da busca pessoal, foi encontrado no bolso da bermuda do indivíduo aproximadamente 21,6 g de material similar à maconha do tipo skunk. Por ser adolescente, ele foi acompanhado do responsável legal,
e foi apresentado na Delegacia de Polícia civil local, assim como os materiais apreendidos para a adoção das medidas necessárias.
Num segundo momento, na mesma região, a guarnição recebeu uma denúncia anônima que relatava que um homem estava comercializando drogas na área do KM 8, na estrada Portel-Tucuruí, às margens do Rio Camarapi. Diante disso, a equipe deslocou até o local, onde um indivíduo avistou as viaturas e jogou uma sacola plástica no perímetro.
A equipe conseguiu recuperar o material, que verificaram ser materiais análogos ao oxi e à maconha. Após a busca pessoal, foi encontrado também o valor de R$164,00 em espécie. O suspeito, que já respondia a um processo por tráfico de entorpecentes, foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde foi, junto com o material apreendido, apresentado à autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis.
Breves
Posteriormente, na avenida Almeirim, localizada na região de Breves, a guarnição do 9° BPM recebeu uma denúncia anônima, que informava que um homem estaria comercializando drogas naquele perímetro. Em vista disso, a equipe repassou as informações para a Central de Atendimento e Despacho (CAD) e deslocou para averiguar a veracidade dos fatos. Ao chegar na área, avistaram um homem transitando no local. Ele viu os agentes e fugiu.
O indivíduo foi alcançado pelos militares e, ao ser questionado, relatou ter sido preso anteriormente por tráfico de drogas, que gerou processo criminal. Foi realizada a busca pessoal, sendo encontrados 53 papelotes de drogas com ele, sendo 28 de material semelhante ao oxi e 25 de substância análoga à maconha. Além disso, foram apreendidos também dois aparelhos celulares e outros objetos.
Foi constatado pela guarnição, após pesquisa no banco de dados, que o homem estava em liberdade provisória. Ele recebeu voz de prisão e foi apresentado, junto dos materiais apreendidos, na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários, sob o viés da lei.