O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou nesta quarta-feira (14) os novos resultados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Criado em 2007, o Ideb é uma das estratégias para monitorar o desempenho da educação no Brasil, considerando a avaliação de resultados dos alunos. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, que considera os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é verificado por meio da aplicação de uma avaliação de Português e Matemática, além de considerar taxa de aprovação. A prova é aplicada a cada dois anos.
O Pará foi um dos Estados que se destacaram na pesquisa, apresentando desempenho significativo quando comparado ao resultado da última avaliação que ocorreu em 2021. O Estado paraense, que sediará a COP 30 em 2025,alcançou 4,4 pontos no Ensino Médio.
O resultado representa um avanço de 0,1 ponto a mais do que a meta nacional estabelecida, que foi de 4,3.
A partir de 2019, o Governo do Pará iniciou uma série de investimentos na área da educação, com o objetivo de reverter o cenário negativo. Foram realizadas, nesse sentido, ações como o combate à evasão escolar, aquisição de material didático, físico e digital, intervenções pedagógicas para melhoria da aprendizagem, reforço escolar, inserção do componente curricular Educação Ambiental, de projetos financeiro e de convivência.
Somando a isso, implementaram-se escolas de tempo integral e inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos, além da reestruturação física de 147 escolas estaduais. Entre as estratégias com destaque está o Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), implementado em parceria com a Polícia Militar em algumas escolas da região metropolitana e do interior do Estado.
O Sume é um programa da Polícia Militar do Pará que visa promover, a partir da presença de supervisores militares nas escolas, a cultura de paz nas unidades escolares, onde as atividades buscam estabelecer estratégias junto às instituições educacionais, municipais ou estaduais, e à comunidade escolar, implementando medidas de segurança, oferecendo suporte disciplinar e contribuindo para o desenvolvimento global dos estudantes, sempre com o foco principal de prevenir a violência e criminalidade e promover a cultura de paz e o exercício da cidadania.
Em 2019, o Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), primeira experiência no Estado do Pará, emergiu da parceria entre a prefeitura de Marabá e o Projeto de Supervisão Militar Educacional (Sume), da Polícia Militar do Pará. Desde então, a unidade escolar tem apresentado resultados expressivos no controle de violência e vandalismo no colégio e nas áreas próximas. Aspectos como disciplina e respeito ao outro são diariamente incentivados. Isso reflete no comportamento social e educacional dos alunos, que continuamente têm apresentado excelentes resultados em provas de vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de competições estudantis diversas.
Um grande exemplo são os resultados obtidos por quatro alunos do ensino fundamental da referida unidade escolar na XXIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no mês de maio de 2021, onde eles conquistaram medalhas de ouro pelo excelente desempenho na prova teórica da competição.
Os discentes se destacaram em uma competição que conta com a participação de alunos do ensino fundamental e médio de todas as regiões do país, e envolve a avaliação do desempenho escolar na área das ciências, mais especificamente sobre Astronomia e Astronáutica.
Com a divulgação do Ideb, o Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio) alcançou mais um expressivo resultado na área educacional marabaense: O 1° lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos ensinos fundamental e médio. Isso comprova que a parceria entre a Polícia Militar e as escolas reflete positivamente nos âmbitos educacional e social, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com o bem estar da sociedade e com um futuro sustentável e longe da criminalidade.