A Polícia Militar atua em diversas frentes para prevenir a prática de ações delituosas em todos os setores da sociedade paraense. Uma das estratégias utilizadas é a aproximação com a comunidade para estabelecer uma rede de informações para contribuir com o planejamento das ações de policiamento e agilizar a comunicação entre a sociedade e a PM.
A comunidade escolar é um dos setores que a PM busca manter uma relação estreita, atuando com ações preventivas e com programas educacionais, como por exemplo, o Proerd.
Na tarde da última quarta-feira (14), uma equipe do 42º Batalhão da Polícia Militar (42º BPM), que atua no município de Irituia, na região nordeste do estado, foi acionada pela assistente social da escola estadual Nicolau Neres, relatando que teria um aluno armado na sala de aula.
Ao chegar na unidade escolar, os militares, com apoio de professores, realizaram uma busca na mochila do referido aluno e constataram a veracidade da informação repassada, contudo, verificaram que se tratava de um simulacro que o adolescente alegou ter encontrado em uma casa abandonada, localizada próxima à residência que mora.
Um professor acompanhou a equipe policial até a delegacia da Polícia Civil, onde o menor de idade e o simulacro foram apresentados para a autoridade policial de plantão.