Com objetivo de reduzir os índices de ocorrências envolvendo crimes como roubos, furtos, homicídios, latrocínios e, principalmente, a incidência do tráfico de drogas, que fomenta a prática de diversas ações delituosas, a Polícia Militar tem intensificado as ações preventivas e repressivas, tanto na capital quanto no interior do estado. Uma estratégia que tem se mostrado fundamental, para o êxito das operações policiais, é a criação de canais de comunicação entre a PM e a comunidade. Diversas prisões e apreensões foram efetuadas a partir de denúncias realizadas por cidadãos que presenciaram práticas ilícitas nas comunidades em que moram.
Uma dessas abordagens ocorreu no final da noite da última quarta-feira (14), após receber diversas denúncias anônimas informando que um DJ, o qual se apresentava em um bar, localizado no bairro Altamira, estaria vendendo entorpecentes para frequentadores do local, o 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), responsável pelo policiamento no município de Parauapebas, organizou uma ação para verificar a veracidade das informações repassadas.
Ao chegar no local indicado, as equipes localizaram o denunciado, contudo ele negou a prática criminosa. Ao ser feita uma busca pessoal nele, os militares conseguiram encontrar 18 papelotes de uma substância similar à cocaína, além de um aparelho celular e um notebook.
O suspeito, juntamente com todo o material ilícito apreendido foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil do município, onde o fato foi registrado.