O Sistema de Segurança Pública do Estado, ao longo dos últimos cinco anos, vem sendo reestruturado e modernizado, proporcionando aos órgãos integrantes investimentos essenciais para a promoção de uma segurança pública de qualidade à população paraense. Realização de novos concursos, aumento do efetivo, novos armamentos e equipamentos, novas viaturas, além de capacitações para aperfeiçoamento da tropa, são alguns exemplos dos recursos governamentais aplicados na Polícia Militar.
Nesta sexta-feira (16), o Governo do Estado promoveu, no município de Marabá, o ato de entrega da reforma predial do 1° Batalhão de Missões Especiais (1° BME). Durante a solenidade, que foi prestigiada por autoridades militares e civis, a Unidade também recebeu eletroeletrônicos modernos e renovação da mobília.
O valor da obra é estimado em cerca de R$639.004,25 em estrutura e R$220.264,42 em móveis e aparelhos eletrônicos. Entre as melhorias promovidas pela obra, estão pinturas, troca de portas e janelas, reestruturação de banheiros, telhados e forros. Com a unidade modernizada, melhores condições de trabalho serão proporcionadas aos policiais militares que servem naquele batalhão, e inclusive, uma grande oportunidade aos futuros 150 novos alunos do Curso de Formação de Praças da Corporação, que terão a formação no 4º BPM, unidade localizada no mesmos complexo do 1º BME.
O 1º Batalhão de Missões Especiais é a unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME) e surgiu primeiramente como Companhia Independente, sendo valorizada e elevada à condição de Batalhão em junho de 2022, devido à necessidade da criação de uma unidade ainda maior para acompanhar o avanço populacional no município de Marabá, na região sudeste do Pará.