O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais irá realizar nos próximos dias 23 e 24 de agosto a 6ª edição da operação “Força Total”. A ação, que é realizada de forma simultânea por todas as polícias militares do Brasil, tem como objetivo principal ampliar a ostensividade das tropas e demonstrar a capacidade operativa e de articulação das polícias militares em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.
A ação tem apresentado resultados expressivos no combate a crimes como o tráfico de drogas, posse ou porte ilegal de arma de fogo, roubos, entre outras modalidades delituosas. A coordenação geral da operação fica a cargo do CNCG, e o planejamento regionalizado das ações é responsabilidade de cada Instituição, de acordo com as especificidades de cada Estado.
Realizada no mês de Julho, a 5ª edição da Operação “Força Total” apresentou resultados expressivos. Ao todo, foram empregados, aproximadamente, 64 mil policiais militares, 23 mil viaturas, entre carros e motocicletas. Também foram realizadas mais de 200 mil abordagens a pessoas e mais de 72 mil buscas veiculares. Ao final da operação, foram contabilizadas mais de 6 toneladas de entorpecentes apreendidos e 184 armas de fogo foram retiradas das ruas.
O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) é um colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais das Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal. O órgao existe desde 12 de fevereiro de 1993 e é sediado em Brasília.
A Operação Força Total resulta das reuniões rotineiras do CNCG onde são debatidas estratégias de combate à criminalidade, englobando ações coordenadas das PM's do Brasil. Isso evidencia a capacidade de gerenciar recursos humanos em nível nacional, robustecendo a segurança de forma simultânea.