As operações realizadas pela Polícia Militar do Pará são fundamentais para garantir a segurança pública. As ações são coordenadas e operacionalizadas pelo Departamento Geral de Operações (DGO) que, combinando o combate ao crime com medidas preventivas, inibem os atos ilícitos com a atuação estratégica, a Corporação demonstra o compromisso com as comunidades e torna a sociedade mais segura para todos.
Nesta segunda-feira (19), agentes do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) deram início à “Operação Controle” em diversas regiões do Estado. A operação integra o Plano de Policiamento do DGO, e tem como a finalidade promover ações preventivas e eventualmente repressivas de segurança pública através de policiamento ostensivo geral. A ação acontece simultaneamente nos diversos municípios do Estado, além de combater Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), ela realiza o enfrentamento à poluição sonora e a perturbação da tranquilidade, visando reduzir os índices dessas ocorrências, em todas as áreas.
A ação é realizada após levantamento preliminar das áreas de maior incidência de crimes. Desta forma, os Comandos Operacionais Intermediários (COINT) que estão a frente do policiamento nos seus respectivos municípios, são responsáveis em operacionalizar as ações policiais de controle da criminalidade, e em determinadas áreas contar com o apoio do Comando de Missões Especiais (CME), do comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), ações como saturação de áreas, bloqueios policial em vias, e a fiscalização e controle em bares, boates, casas de show e similares, nas áreas previamente identificadas.
Uma das localidades escolhidas para receber o reforço da operação foi o distrito de Mosqueiro, os agentes do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), através da uma ação de saturação, reforçaram o policiamento por meio do patrulhamento preventivo, intensificando as abordagens a pessoas e veículos com o objetivo de proporcionar mais segurança e reprimir o cometimento de crimes. Além disso, os militares realizaram a fiscalização e, quando necessária, a atuação repressiva nos locais de entretenimento com vendas de bebidas alcoólicas que estejam em desacordo com a legislação e decretos Estaduais e municipais em vigor. A ação visa também atuar diante da presença irregular de crianças e adolescentes nestes estabelecimentos e combater a poluição sonora e ambiental nos locais.