O Governo do Pará vem demonstrando um compromisso assíduo com a segurança da população, investindo maciçamente em todas as forças que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. Além de contribuir para o aprimoramento das condições de trabalho dos agentes, o investimento contínuo tem o potencial de ampliar a eficácia das ações e operações, reduzindo, dessa forma, os índices de criminalidade, sobretudo a ocorrência de crimes violentos, promovendo, assim, qualidade de vida e tranquilidade a todos os paraenses.
Na manhã desta terça-feira (20), o Governo do Estado, por meio do Fundo de Investimento em Segurança Pública (FISP), realizou um ato de entrega de investimentos aos órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública Estadual. Durante a solenidade, que ocorreu no Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização do Corpo de Bombeiros Militar (CFAE), foram concedidas novas viaturas, lanchas e equipamentos de alta tecnologia às forças de segurança.
O pacote de investimentos é avaliado em quase R$ 20 milhões. Para a Polícia Militar, foram entregues duas viaturas totalmente blindadas, armas de incapacitação neuromuscular para conter ou imobilizar infratores sem risco de lesão grave; tasers, além de equipamentos de menor potencial ofensivo como projéteis de borracha, granadas de treino, luz e som.
“No nosso primeiro mandato, colocamos a segurança pública como prioridade absoluta neste governo. E isto culminou nos resultados que hoje apresentamos: o Pará é um dos três estados do Brasil que mais reduziu os índices de crimes violentos nos últimos cinco anos. Isto só foi possível por que foi construído um movimento com todos os profissionais da segurança pública, tornando esta missão coletiva, em que através da integração de todas as forças, conseguimos prestar um serviço de excelência e qualidade, em que o governo é absolutamente coadjuvante, para que o protagonismo das nossas tropas possa receber todo o crédito”, afirmou o governador do Estado, Hélder Barbalho.
O Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior, destacou a importância dos investimentos maciços para a segurança. “A partir de 2019, a segurança pública do Estado deu um salto quando se fala em combate eficiente à criminalidade. Estamos reduzindo, a cada ano, a incidência de crimes violentos, tornando o Pará um dos estados que mais investem em segurança. Vamos continuar trabalhando diuturnamente, protegendo a população e colaborando para o bem-estar de cada paraense”
Veículos Blindados.
Com a entrega das duas viaturas hoje, a PM passa a possuir quatro veículos blindados, e que de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, são as primeiras do modelo “Falcon 360”, com blindagem nível III (resistentes a tiros de fuzil), desenvolvidas para a necessidade de atuar como uma “Unidade Tática de Intervenção (UTI)”, com características específicas para o enfrentamento e pronta-resposta, com maior agilidade e segurança aos agentes públicos em ações ostensivas de combate à criminalidade.
Além disso, as viaturas possuem para-choque de impulsão; proteção anti-tumulto; piso contra granadas e artefatos explosivos improvisados, proteção integral do motor, radiador e outras partes importantes do veículo. Possui ainda preparação para utilização de diversas tecnologias embarcadas de comunicação, que sejam contra medidas eletrônicas, rastreamento dinâmico de alvos e tecnologia para drones; câmeras que cobrem 360º; guincho de 12.000 Lb e diversas outras características adaptáveis para as ações operacionais que estejam destinadas.