A Polícia Militar do Pará desencadeou, em todo o Estado, a Operação Controle, como resultado de Plano de Policiamento do Departamento Geral de Operações (DGO), com foco em ações preventivas e repressivas, realizadas através do policiamento ostensivo. Um dos objetivos precípuos da estratégia é o combate de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), além do enfrentamento da poluição sonora e da perturbação do sossego, a fim de reduzir os índices desses delitos em áreas selecionadas, conforme estatística criminal.
Nesse contexto, na noite desta terça-feira (20), agentes do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII), realizaram a prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo em Rio Maria, sudeste paraense. Durante a execução da Operação Controle, uma guarnição do Recobrimento da unidade foi acionada para reforçar o policiamento na cidade, e deparou com a ocorrência, intervindo rapidamente.
Por volta das 20h, os militares realizavam o patrulhamento ostensivo na BR-115, com o intuito de fiscalizar, por meio de abordagens, carros e pessoas que por ali transitavam. Durante a ação, avistaram um homem em uma caminhonete que, ao perceber a presença das viaturas, fez uma manobra brusca, na tentativa de evadir do local, acessando a via em sentido contrário. A equipe fez o acompanhamento e obteve êxito em alcançar e abordar o suspeito na AV. Seis com a Rua Onze.
Após a averiguação, foram encontrados um revólver cal. 38, um rifle cal. 22 LR, com um carregador, uma espingarda de fabricação caseira cal. 32 e 10 munições intactas e três deflagradas. O condutor do veículo confessou ser o proprietário das três armas e informou não possuir documentação delas. Diante do exposto, ele foi, juntamente com os armamentos e munições apreendidos, conduzido até a Delegacia de Polícia local para as medidas cabíveis.