A Polícia Militar do Pará vem atuando constantemente no combate ao tráfico de drogas, com atenção especial para a atuação de crianças e adolescentes envolvidos nessas atividades ilícitas, considerando o recrutamento desse público em razão da condição legal deles. Por meio de ações estratégicas preventivas e repressivas, a PMPA busca reprimir o crime e evitar que os jovens sejam cooptados pela criminalidade.
Nesse contexto, na tarde desta terça-feira (20), equipes do 48º Batalhão de Polícia Militar (48º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), realizaram uma operação que resultou na apreensão de drogas e de três adolescentes por conduta análoga ao tráfico de drogas em Tomé-Açu.
A ocorrência iniciou quando os agentes, durante patrulhamento ostensivo pelo bairro Canebo, avistaram dois homens, em uma motocicleta, recebendo uma mochila de uma jovem. Ao perceberem a aproximação da viatura, o piloto da moto tentou fugir, mas o veículo foi interceptado pelos policiais. Eles foram abordados e na busca pessoal foram encontrados na posse deles dois tabletes de uma substância análoga à maconha, totalizando 1,892 kg.
Ainda em diligências referentes ao fato, os militares deslocaram até a residência da jovem observada passando a mochila à dupla da moto, a qual admitiu ter entregado o material aos dois suspeitos e que guardou uma porção de outra substância na casa dela, material que seria repassado a outra pessoa. A mulher, que era adolescente, entregou à polícia um embrulho contendo 224g de uma substância semelhante à cocaína.
Todos os envolvidos foram conduzidos, juntamente com os materiais apreendidos, à Delegacia de Polícia Civil de Tomé-Açu, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis, de acordo com a situação legal deles, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. A operação destaca o compromisso da Polícia Militar do Pará em combater o tráfico de drogas e garantir a segurança na região.