A criminalidade migra de uma região para outra, buscando espaços com acessibilidade reduzida para se estabelecer. As dimensões continentais do Estado do Pará, nesse sentido, exigem dos órgãos de segurança atuação coordenada e integrada, visando alcançar todas as regiões paraenses. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) vem implementando medidas que objetivam levar segurança a todos os cidadãos, em especial as áreas ribeirinhas.
Nesta quarta-feira (21), ocorreu a última visita técnica na obra da nova Base Integrada Fluvial Candiru, cujas instalações estão finalizadas e ainda esse mês deslocará para a região em que ficará alocada, em frente ao município de Óbidos, no rio Amazonas. A localidade fica a 792 milhas náuticas (1.467 km) da região metropolitana de Belém. A ação proporcionará acesso a diversos serviços, considerando que integrantes de todos os órgãos da segurança pública, além da Secretaria da Fazenda, atuarão na base, a exemplo do que ocorre na Base Fluvial Antônio Lemos, ampliando a fiscalização.
Aliás, os resultados dessa estratégia são expressivos, auxiliando no controle do fluxo de embarcações vindas de outros Estados, como o Amazonas. A Base Antônio Lemos está alocada na margem direita do Rio Tajapuru, no Distrito de Antônio Lemos. O combate ao tráfico de entorpecentes interestadual tem sido fortalecido com o reforço da fiscalização alfandegária e ambiental.
Em ação coordenada, agentes da segurança pública dos âmbitos estadual, municipal e federal estarão concentrados na nova base, que comportou o investimento de mais de R$8,2 milhões de reais. O Comandante-Geral da PM acompanhou a visita do Governador às instalações, acompanhado do Secretário de Segurança e outras autoridades civis e militares.
Esse é mais um avanço no combate da criminalidade, através do planejamento criterioso de ações estratégicas que consideram estatística criminal, bem como as especificidades regionais abrangidas pelo Estado do Pará, resultando em mais segurança para todos.