Os policiais militares que compõem o Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), entre os quais estão os que compõem o efetivo do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), dedicam-se continuamente à proteção social e promoção da segurança. O patrulhamento ativo acontece em diversas áreas, de Belém até a Ilha de Mosqueiro, passando pela Ilha de Outeiro e o Distrito de Icoaraci, todo na região metropolitana.
Nesta terça-feira (20), agentes do 10° BPM, em decorrência de ações policiais diversas, realizaram prisões e a apreensão de entorpecentes em Icoaraci.
Maracacuera -
A ação foi desencadeada após a guarnição receber informações, via Centro Integrado de Operações (CIOP), informando sobre a comercialização de drogas na rua Morada de Deus, localizada no bairro Maracacuera. O relato citava três individuos, que estariam envolvidos na atividade ilegal, o que motivou a ida da equipe até o local.
No perímetro, os agentes observaram dois indivíduos, que tentaram fugir ao perceber a presença dos militares, ao passo em que atiraram contra os policiais. A guarnição revidou a injusta agressão e realizou o acompanhamento da dupla, a fim de abordá-la e apresentar na delegacia, porém não conseguiu alcançar os indivíduos. Durante a fuga, os suspeitos descartaram um material, que foi identificado pelos policiais como sendo 384 papelotes de substância análoga à cocaína. O material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas necessárias.
Ponta Grossa -
Num segundo momento, uma outra guarnição recebeu uma denúncia anônima, que relatava que no bairro Ponta Grossa havia um homem envolvido com o tráfico de drogas na região. A equipe deslocou até a área, onde visualizaram um homem, com as mesmas características presentes na denúncia, repassando um material para outro indivíduo.
Ao notar a chegada das viaturas, ambos tentaram fugir. Durante o acompanhamento, o homem descrito na denúncia foi alcançado e abordado, enquanto o outro conseguiu evadir. Com o suspeito foram encontradas duas sacolas contendo 51 papelotes de material similar ao oxi, 32 invólucros de substância análoga à cocaína e R$20,00 em espécie. Ele recebeu voz de prisão e foi, juntamente com todos os materiais, apresentado na 8° seccional de Icoaraci para a realização dos procedimentos legais cabíveis.
Ponte do Cubatão -
Posteriormente, ainda no Distrito de Icoaraci, durante a realização da “Operação Polícia Mais Forte”, a guarnição foi informada por um cidadão sobre a presença de três indivíduos, incluindo uma mulher, comercializando entorpecentes na área conhecida como "Ponte do Cubatão". Ao averiguar a denúncia, os policiais avistaram três pessoas na ponte, e observaram quando a mulher entregava um pacote a um dos indivíduos. Os dois homens notaram a aproximação dos policiais e fugiram para uma área de mata, enquanto a mulher permaneceu no local.
Com ela foi apreendido um saco contendo 45 papelotes de substância análoga à pasta base de cocaína. A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida à 8ª Seccional de Icoaraci, onde foi apresentada, juntamente com o material apreendido, à autoridade policial para que fossem realizados os procedimentos necessários.