Nesta quarta-feira (21), o Centro de Memória da PMPA, situado no bairro Reduto, abriu as portas para receber alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Pietro Gerosa, que está localizada no município de Ananindeua, para visitação guiada sobre a história da Instituição. Na ocasião, 32 alunos do estabelecimento de ensino tiveram a oportunidade de transitar entre o passado e o presente da Bicentenária Corporação de Fontoura.
A fim de demonstrar o compromisso da Corporação, que atua há 205 anos em prol da segurança da população paraense, o Centro deu continuidade ao programa “Caminhos da História”, que aborda o desenvolvimento da Instituição ao longo do tempo, especialmente no que tange às inovações na infraestrutura, novos equipamentos, uniformes e demais artefatos ligados ao exercício do policiamento ostensivo. A história da PMPA se confunde com a trajetória do Estado do Pará, englobando o processo de redemocratização vivenciado nacionalmente.
Durante a visita, os estudantes foram incentivados a refletir sobre a importância das forças de segurança para os cidadãos, sendo uma experiência educativa para os jovens, que ainda na fase escolar conseguem perceber a contribuição dos policiais, através do patrulhamento ativo, rondas e ao ouvir as denúncias e relatos da população.
SUME -
Um dos objetivos do programa é promover a aproximação da Instituição com a comunidade escolar. Na oportunidade, integrantes de uma escola com Supervisão Militar Educacional foram abrangidos. O Programa é uma ação estratégica da PMPA, em conjunto com a Secretaria de Educação, onde policiais militares são capacitados para atuar nas escolas estaduais e municipais, conforme manifestação de interesse da escola, incentivando valores e auxiliando na construção de um ambiente escolar saudável.