A Polícia Militar desencadeou, na manhã desta sexta-feira (23), a 6ª edição da operação “Força Total”, coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) das Polícia Militares. A ação é realizada simultaneamente pelas Corporações de todos os Estados mais o Distrito Federal. A estratégia permite, além do combate interestadual ao tráfico de drogas, por exemplo, a troca de informações entre as agências de inteligência, robustecendo e integrando o alicerce da segurança pública em nível nacional.
A operação “Força Total” tem como objetivo principal aumentar a presença do efetivo policial nos locais de maior incidência de ações delituosas, observando criteriosa estatística criminal, a fim de reforçar o policiamento preventivo, repressivo e as ações de inteligência para combater crimes como roubos, furtos, homicídios, latrocínios, tráfico de entorpecentes, entre outros. Além disso, tem-se como foco, ainda, coibir a atuação de organizações criminosas.
No Pará, a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), órgão responsável pela operacionalização da estratégia de segurança pública, destacou um grande efetivo para participar da ação. Do Quartel do Comando Geral (QCG) foram disponibilizadas 25 viaturas, que irão atuar em conjunto com equipes do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) e do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) em pontos estratégicos da Região Metropolitana pré-definidos durante o planejamento da operação.
O Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Neves, explica que “Apesar da coordenação geral ficar a cargo do CNCG, cada polícia fica responsável pelo planejamento das ações específicas, de acordo com as peculiaridades de cada região. O foco principal é coibir a ocorrência de roubo, tráfico de drogas, a prática de extorsão de comerciantes por integrantes de organizações criminosas, entre outros. Além disso, adotamos a estratégia de “Esvazia quartel”, onde utilizamos policiais que atuam no setor administrativo para incrementar as ações de policiamento”.
“Hoje a PM está participando da 6ª edição da operação “Força Total", que movimenta todas as 27 polícias militares do Brasil. São 26 Estados mais o Distrito Federal que, durante 24 horas, trabalham em sinergia, integrados, com a troca de informações entre os núcleos e agências de inteligência. Com certeza o alcance dessa operação em nível nacional tem resultado em números extraordinários. Vamos atuar para que, assim como nas outras edições da operação, o nosso Estado continue sendo destaque nos números de apreensões de armamentos, entorpecentes e na diminuição dos índices de criminalidade”, finalizou o Comandante-Geral da PMPA, coronel Dilson Júnior.