A Polícia Militar do Pará, comprometida em garantir a segurança pública, intensifica a vigilância referente ao porte ilegal de arma de fogo, uma prática que coloca em risco a vida de inocentes e fomenta a criminalidade nas comunidades. Atuando de forma estratégica, a Corporação busca prevenir e coibir a circulação dessas armas, visando proteger a sociedade e assegurar mais tranquilidade.
Nesse sentido, nesta quinta-feira (22), agentes do 22° Batalhão de Polícia Militar (22° BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional V (CPR V), realizaram duas ações distinas, que resultaram na prisão de dois homens por porte ilegal de arma de fogo em Floresta do Araguaia e Conceição do Araguaia.
Floresta do Araguaia
A primeira ocorrência aconteceu durante rondas pela PA-449, no município de Floresta do Araguaia, quando os militares avistaram um indivíduo em uma motocicleta, e na garupa do veículo observaram um cano similar ao de uma arma de fogo. O condutor foi abordado, constatando-se que ele portava uma espingarda calibre .32, de fabricação caseira.
Ao longo da busca pessoal, foram encontradas, ainda, 10 munições intactas de calibre .32 e 03 de calibre. 22 na posse do indivíduo. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com a arma e munições, à Delegacia de Polícia Civil de Floresta do Araguaia.
Conceição do Araguaia
Em outra ocorrência, em Conceição do Araguaia, a guarnição recebeu informações de populares sobre um suposto disparo de arma de fogo na Vila Marreca, nas proximidades do rio Taboca. Ao chegar ao local, para verificar o ocorrido, foi relatado pelas testemunhas que um homem efetuou um disparo contra o enteado dele, atingindo-o na região abdominal. A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Regional de Conceição do Araguaia antes da chegada da equipe.
Ainda segundo informações, o autor do disparo fugiu em direção a um matagal. Durante as buscas, ele foi encontrado em uma chácara nas proximidades. Quando questionado sobre os fatos, o suspeito informou que possuía uma arma caseira e que a teria arremessado no rio Taboca. Os agentes diligenciaram e localizaram a arma, calibre .22, com seis munições intactas do mesmo calibre. O suspeito, juntamente com o armamento apreendido, foi conduzido à Delegacia de Conceição do Araguaia para os procedimentos cabíveis.